"Lolita" como você nunca viu
26/08/13 13:57Como boa parte das grandes ideias, a do editor americano Russ Kick era simples (e trabalhosa): convidar algumas dezenas dos maiores artistas gráficos contemporâneos para interpretarem, só com ilustrações, cenas de clássicos da literatura universal.
Funcionou : veja um exemplo —->
O trabalho acima integra o terceiro e último volume da empreitada de Kick, que se chama “The Graphic Canon”, lançamento da editora Seven Stories Press. Neste tomo (são mais de 500 páginas) estão recriações gráficas de obras feitas a partir do início do século 20, a mais recente delas “The Infinite Jest”, de David Foster Wallace (1996), “lida” por Benjamin Birdie.
No total, considerados os três volumes, “The Graphic Canon” reúne 1600 páginas. A América do Sul aparece bem discretamente. A inglesa Kathryn Siveyer, por exemplo, interpreta três contos de Jorge Luis Borges (veja um exemplo abaixo).
No começo de outubro, a Seven Stories lançará uma caixa com os três volumes de “The Graphic Canon”.
Enquanto isso, espiamos aqui mais uma imagem de “Graphic Canon 3”: “Lolita”, de Nabokov, como você nunca viu.
Outro clássico contemporâneo escrito por um russo, o maravilhoso romance “O Mestre e Margarida”, de Mikhail Bulgakov, foi recriado com elegância pelo inglês Andrej Klimowski.
E o Elekistão termina este sobrevoo pela história gráfica da literatura universal com um divertido “snapshot” do famoso quarteto de aventureiros de “Mágico de Oz”, de L. Frank Baum, na visão do artista britânico Graham Rawle.
Que bacana! As ilustrações são muito interessantes. Obrigada por compartilhar =)