O colombiano que adivinha o Nobel
14/10/13 12:33O colombiano Héctor Abad já demonstrou ser um grande jornalista e escritor, com livros altamente recomendáveis pelo Elekistão, como “El Olvido Que Seremos” (lançado no Brasil como “A Ausência Que Seremos”, pela Companhia das Letras). Agora, deu para comprovar seus talentos de adivinhador de Prêmios Nobel de Literatura.
Em texto recém-publicado no diário colombiano “El Espectador”, Abad conta como avisou horas antes do anúncio do prêmio, em Estocolmo, que a canadense Alice Munro, 82, ganharia a maior honraria literária. No texto, que pode e deve ser lido aqui, ele comenta como já havia “adivinhado” o prêmio a Vargas Llosa, em 2010, nas duas ocasiões agindo em conluio com a jornalista Pilar del Río, tema da coluna elekistânica “Por que não sou viúva de Saramago” .
Na segunda quinta-feira de outubro de 2014, a primeira coisa que farei é telefonar a Abad e para Del Río para perguntar qual livro eles estão alisando naquela manhã.
Post-scriptum: Como o prêmio a Munro foi o primeiro a uma contista ortodoxa resolvi perguntar a um dos maiores autores do gênero no Brasil o que havia achado. Sérgio Sant’anna, escritor que, ganha todos os prêmios no Elekistão, disse que não conhecia a obra de Munro, estava em Frankfurt, na delegação brasileira homenageada na feira do livro daqui. A resposta dele foi: “Desconfio muito do Prêmio Nobel. Mas não deixa de ser uma valorização para os contistas”.